Tem um bebê a caminho, e agora?
Você sabia que 50% das gestantes/casais não planejaram a gravidez? Bom só ai podemos pensar quais sentimentos essa casal pode ter em comparativo a um casal que planejou a gestação.
A gravidez é conhecida por suas dualidades, ou ambivalências: de um lado pode ser encontrados sentimentos de euforia, satisfação e felicidade, e ao mesmo tempo sentimentos contraditórios como angústia, medos e incertezas.
E como a gestação é marcada por incertezas, não? Por mais que haja o máximo de preparação, planejamento e organização, a qualquer instante tudo pode mudar e as coisas fugirem do controle. E se eu pudesse definir talvez, chamaria de impotência. Sim impotência! Não poder controlar os seus sentimentos, os acontecimentos e como nos sentiremos com cada mudança. Mas talvez aí é que esteja a graça: a surpresa. Cada situação se torna única, nova, diferente e especial. E muitas vezes não sabemos como agir, o que fazer, em alguns momentos a gente tem que apenas sentir.
Como não sabemos como cada casal irá lidar com este processo do nascer, precisamos trabalhar de forma preventiva contra alterações emocionais significativas, que podem vir a prejudicar tanto a gestante, quanto ao bebê. E em alguns casos, aplicamos uma política de redução de danos, ou seja, tentar diminuir os sintomas desses sentimentos desafiadores para que a família e o bebê passem por este processo de forma mais saudável possível.
Por isso, antes mesmo de pensar em tentar engravidar, é sugerido para os TENTANTES um pré-natal psicológico, a fim de auxiliar todo o processo que gira em torno deste nascer. E é claro, para aqueles que já estão grávidos, este acompanhamento é ainda mais importante, pois é um local de fala em que a família possa lidar com todas essas questões abordadas acima.
Precisa de ajuda?
💫Psicoterapia On-line e Presencial
Entre em contato para mais informações sobre horários disponíveis e valores.
👩💻 📱41 -99982-5485