Reflexões da Cerca do Eu
Quando perdemos alguém, o que nos resta? Sabemos que uma parte nossa foi junto com a pessoa amada e o tornar real essa perda começa a se definir como dor. Dor que lacera, dor que rasga, dor que não passa e nem se define. A maioria dos meus pacientes, que trouxeram o luto como conteúdo ao longo das sessões, descrevem como uma angústia interminável.
E como lidar com essa dor? Afinal foram anos de vivência, experiência, planos, sonhos e projetos elaborados contando que todos estariam presentes. E quando a morte acontece, caímos na dura realidade de que a vida é uma passagem e que só esperamos o tempo de se despedir.
Mas afinal, há como ganhar quando se perde? Quanto tempo essa dor vai passar? Há uma receita para lidar com esse processo? O que fazer quando alguém que eu amo perde alguém?
Muitas vezes queremos ajudar, mas não sabemos como. Como outras questões na terapia, não há uma receitinha mágica, e digo que se eu soubesse, já teria compartilhado há muito tempo.
Mas vou dividir com vocês o que aprendi e aprendo com estes anos de trabalho. A primeira questão que eu gostaria de compartilhar é que não falamos sobre a morte. Esse assunto ainda é um tabu, e ironicamente, vivemos como se ela não existisse. Acredito que uma das coisas mais importantes da vida, seja pensar sobre a morte e naturalizar este acontecimento.
Precisamos falar sobre o assunto e viver como se percebêssemos que ela pode vir a qualquer momento. Dizer o que sentimos para as pessoas, não deixar lacunas quanto aos sentimentos, evitar guardar mágoas e desentendimentos. A próxima ação que julgo necessária é acolher a dor de quem perdeu alguém.
Evitar palavras que afastem o sentimento de perda, como: vai passar, não chore, reaja, não fique assim. Isso afasta ao invés de aproximar, como se estivéssemos julgando o sentimento do outro como inapropriado e isso é a última coisa que a pessoa enlutada precisa.
E claro, como todos nós precisamos de um lugar de fala, no qual podemos nos sentir livres para expressar nossos sentimentos, medos e angústia, a psicoterapia é um canal no qual encontramos ajuda de um profissional especializado na escuta ativa e que poderá auxiliar neste processo.
Ficou curioso sobre estes e outros assuntos? Acompanhe as minhas páginas e fique por dentro dos conteúdos disponibilizados sobre Reflexões a cerca do Eu.